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"A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida". (Sêneca)





"A educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola". (Albert Einstein)






"Talvez a essência da educação não seja entupi-los de fatos, e sim ajudá-los a descobrir a sua singularidade, ensinar-lhes a desenvolvê-la e depois mostrar-lhes como doá-la". (Leo Buscaglia)





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domingo, 15 de agosto de 2010

23 dicas para o livro sair da estante

Por Cristiane Rogerio e Marina Vidigal


Escolher, cuidar, amar

1. Quarto, sala, cozinha, banheiro... não importa onde os livros estejam guardados em casa devem estar acessíveis em armários, estantes ou prateleiras baixas, para as crianças pegarem com facilidade.

2. O ideal é que sejam mantidos limpos e organizados de forma mais simples para você e seu filho (por gosto, temas, ordem alfabética...).

3. Livro impecável é livro não lido. Ensine seu filho a cuidar e preservar o livro mas não exagere: tem que ter cara de usado mesmo, de mexido e remexido.

4. A hora da leitura é troca de afeto. Você para tudo e lê para a criança e ela entende o recado: ao pegar e escolher um livro você está mostrando o carinho que sente por aquele objeto e seu filho vai aprender a amá-lo também.

Hora e lugar certos?
5. Ler antes de dormir é uma delícia e muito útil, mas boas leituras podem acontecer de manhã cedo, depois do café da manhã, na volta da escola, após o almoço de domingo... Toda hora é hora.

6. Em uma sala de espera de consultório, em uma viagem de carro, no quarto, na sala, no jardim, no banheiro... O importante é a leitura acontecer quando houver disposição por parte da criança e de quem lê para ela.

7. Ver os pais lendo é um dos melhores incentivos. Aproveite a hora em que você está com o livro em mãos para estimular também na criança a leitura individual: enquanto você está com o seu, ela escolhe e folheia um da maneira que quiser. Ótimo treino para quando ela começar a ler sozinha.

Um jeito especial de ler
8. Leia com calma, degustem o livro em parceria. Se a criança tiver vontade de ficar mais tempo numa ilustração ou se quiser fazer perguntas, deixe a conversa rolar. Se for o caso, use um marcador e continue a leitura no dia seguinte. Não se prenda ao tamanho do livro nem à obrigação de concluí-lo em um só fôlego.

9. Evite fazer a leitura em um único tom de voz. Vá mudando a entonação de acordo com os momentos da trama, troque olhares com a criança, faça comentários, perguntas, dê risada, chore, expresse suas emoções!

10. Interrompa a leitura em alguns momentos se estiver lendo um livro mais complexo, e converse com seu filho sobre a história. Assim você cria oportunidade de ele questionar.

11. Se a criança for quem estiver lendo em voz alta, evite corrigi-la em eventuais erros e tropeços, faça poucas interferências e com suavidade. Para crianças que ainda não têm fluência, leituras intercaladas do tipo jogral, podem ser interessantes.

Brincar, imaginar, sonhar
12. Que tal bolar com a criança uma encenação teatral? Demarque um espaço na casa e peça que ela invente uma voz para os personagens. Depois, releiam a história e interpretem o enredo.

13. Para incrementar e tornar a brincadeira ainda mais criativa, use objetos da casa para interpretar. Um saleiro pode virar um sultão, um pote, uma princesa, um lenço, uma bruxa...

14. Quando terminarem, brinquem de mudar o final ou de incluir algo mais na história: pode ser uma palavra, um outro adjetivo, um rumo diferente...

15. A ilustração é ponto de partida para referências artísticas. Desenhar as histórias pode ser também ótima forma de brincar e memorizar um livro.

16. Se meias antigas podem virar bonecos, que tal costurar um botão aqui, uma linha ali e criar uma carinha igual a do personagem da vez?

17. Filmes e peças teatrais baseadas na história também são ótimas formas de mostrar o quanto pode render um livro que amamos.

18. O livro pode ainda virar um brinquedo. Dá para brincar de biblioteca, de livraria, empilhá-los ou colocá-los abertos lado a lado, formando casinhas ou outros objetos simbólicos.

Trocar e compartilhar
19. Com o tempo, ler torna-se cada vez mais uma atividade individual, mas falar sobre os livros é hábito que pode começar cedo.

20. Incentive que seu filho troque livros com amigos, e a escola é um ótimo espaço para isso acontecer. Se essa não for uma prática da escola, converse com os professores.

21. Escolha com seu filho livros de que ele goste para dar de presente aos amigos.

22. Se for um dia todo de brincadeira com os amigos em casa, que tal uma pausa para ler? Pode começar por você e, conforme a idade das crianças, estimule que eles assumam: as maiores podem ler para as menores!

23. Uma história sempre há de ser relembrada. Que tal no carro, um papo sobre a história da noite anterior? Ações como essas podem mostrar que livro é coisa que fica dentro da gente. E que isso é uma delícia.

Fonte: www.crescer.com.br

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